Associação Criança na Arte Sarajane

terça-feira, março 15, 2005

Clipping - Sarajane inaugura instituição para dar aulas de arte a crianças

Incentivo
23/11/2001

Ana Paula Vargas


A Nossa Senhora da Percussão lançou no Dia de Santa Cecília, padroeira da música, um projeto de arte e educação. Apelido da cantora Sarajane - que ganhou esta alcunha de santa no início de sua carreira por valorizar e dar destaque a seus percussionistas (entre eles, Carlinhos Brown e Tony Mola) -, a artista inaugurou, ontem à tarde, na Rua Direita do Santo Antônio, a sede da Associação Criança na Arte Sarajane (Acasa). A partir do ano que vem, 40 crianças e adolescentes vão ter aulas de harmonia vocal, violão, flauta, percussão e produção de palco. Mas vão contar também com apoio psicológico e terapia de grupo para seus familiares.

Há quatro anos, Sarajane vem nutrindo este projeto. "Sempre quis combater esta imagem de que músico é vagabundo, não estuda. Desde que eu comecei a cantar, queria aprender a ler uma partitura, mas a necessidade de trabalhar nunca me ofereceu condições de estudar. Agora, penso que vou conseguir ajudar a algumas crianças a descobrirem seus dons", conta a presidente da Acasa.

Os jovens aprendizes vão aprender a tocar com o uso de simuladores e o estímulo de percussionistas famosos, convidados para participar das aulas. Para os profissionais, Sarajane lançou na Acasa a proposta do Clube de Percussionistas da Bahia. Além de terem acesso às aulas teóricas de música (sob a supervisão da professora da Ufba, Brazilena), os percussionistas poderiam, ainda, pleitear assistência médica, entre outros. "Apesar da sua importância, esses profissionais sempre foram discriminados, chamados de carregadores, por não terem formação acadêmica", completa Sarajane.

Apoios - A Acasa conta com o apoio das secretarias de Educação do estado e do município, do Ipac, que lhe cedeu o belo sobrado com vista para o mar, e da Conder, que o restaurou. "Estamos tentando liberar a Acasa do pagamento do aluguel e firmar alguns convênios, mas, na verdade, grande parte deste projeto só está sendo viabilizado por causa da ajuda de amigos, que se dividem entre pagar conta de água, telefone etc.", disse Sarajane.

"Por isso, nosso grande objetivo é fazer dela uma associação auto-sustentável", completou. Neste sentido, no início de dezembro, a Acasa inaugura seu restaurante e terá sempre em funcionamento um bazar com exposição de artesanato e obras de artistas plásticos.

Fonte: Correio da Bahia

2 Comments:

  • Dando continuidade ao nosso projeto interdisciplinar, achamos interessante a inserção de matérias já publicadas na mídia, sobre a instituição que estamos trabalhando - Associação Criança na Arte Sarajane (Acasa). Isto compõe o nosso "Clipping" eletrônico, e irá facilitar o nosso trabalho de documentar a história da ONG.

    By Blogger Associação Criança na Arte Sarajane - Acasa, at 5:05 PM  

  • Dando continuidade ao nosso projeto interdisciplinar, achamos interessante a inserção de matérias já publicadas na mídia, sobre a instituição que estamos trabalhando - Associação Criança na Arte Sarajane (Acasa). Isto compõe o nosso "Clipping" eletrônico, e irá facilitar o nosso trabalho de documentar a história da ONG.

    By Blogger Associação Criança na Arte Sarajane - Acasa, at 5:09 PM  

Postar um comentário

<< Home