Associação Criança na Arte Sarajane

sexta-feira, março 18, 2005

Clipping - Arte e cidadania

24/11/2001

Ilza Fontes


Mais um projeto de apoio ao desenvolvimento artístico e cultural está surgindo na cidade, desta vez, dirigido, principalmente, a crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Trata-se da Associação Criança na Arte Sarajane - Acasa, inaugurada na última quinta-feira, na Rua Direita de Santo Antônio, 60, com a participação do secretário estadual de Cultura e Turismo e presidente da Bahiatursa, Paulo Gaudenzi.

Durante a inauguração, foram realizadas várias manifestações culturais, como recital de poesia, peça de teatro, mostra de cerâmica, pintura, apresentação de filarmônica e violeiro. Ontem, o espaço foi aberto ao público para visitação. Quem foi ao local teve a oportunidade de apreciar os trabalhos dos artistas da cidade, que pintaram painéis nas paredes do imóvel, retratando cenas da cultura brasileira.

Desenvolvido pela cantora baiana Sarajane Tude, 34 anos, o projeto Acasa abrigará atividades artísticas diversificadas, mas o principal objetivo é oferecer a crianças e adolescentes oportunidade de estudarem a teoria musical, técnicas vocais e a participação em cursos práticos de violão e flauta, bateria e percussão.

Além desta atividade, no espaço cedido à associação pelo governo baiano, cujas instalações vão abrigar restaurante, lanchonete, bazar permanente e espaço para exposições de pintura, serão realizadas oficinas de arte e artesanato para a comunidade, que, segundo Sarajane, proporcionarão uma nova opção de renda à população de baixo poder aquisitivo, que não tem acesso a cursos práticos.

A cada mês, o espaço promoverá, ainda, vivências de terapia em grupo, envolvendo crianças, adolescentes e seus responsáveis.

A equipe que dará suporte aos programas já está sendo montada e será constituída por músico, assistente social, psicólogo, dentre outros profissionais. A idéia, de acordo com Sarajane, é que a Acasa abrigue, também, profissionais que se disponham a colaborar, voluntariamente, com a instituição, realizando oficinas de arte com as crianças.

Música para crianças

Sob a coordenação da professora de Música da Ufba Brasilena Pinto Trindade, o curso de música será iniciado em março, quando começa o ano letivo. A primeira turma será formada por 30 estudantes, que serão selecionados dentre aqueles de melhor aproveitamento escolar. As inscrições podem ser feitas na sede da Acasa.

Percussionistas

Os percussionistas de Salvador vão ganhar um novo espaço, para aprofundar os conhecimentos, através de treinamentos direcionados para a classe. Trata-se do Clube dos Percussionistas, que funcionará na Acasa. Para ingressar no clube, os interessados pagarão uma taxa mensal, que dará direito a uma carteira, treinamentos e assistência médico-dentária. Informação: 71 3243-3243.

Fonte: Jornal A Tarde

1 Comments:

  • Dando continuidade ao nosso projeto interdisciplinar, achamos interessante a inserção de matérias já publicadas na mídia, sobre a instituição que estamos trabalhando - Associação Criança na Arte Sarajane (Acasa). Isto compõe o nosso "Clipping" eletrônico, e irá facilitar o nosso trabalho de documentar a história da ONG.

    By Blogger Associação Criança na Arte Sarajane - Acasa, at 5:06 PM  

Postar um comentário

<< Home